A Prefeitura de Maceió notificou o Governo do Estado e a empresa Teltex Tecnologia pelo início da instalação de totens de monitoramento em áreas da cidade. Os equipamentos da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) tinham começado a funcionar no Marco dos Corais e no Corredor Vera Arruda nessa segunda-feira (7).
De acordo com Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), a instalação das torres foi feita de forma indevida pelo Governo e pela empresa, sem a autorização legal. A Prefeitura destacou que também deu início ao serviço de monitoramento com equipamentos instalados em outros pontos da capital, mas que foi devidamente autorizada.
Ainda de acordo com a SEMSC, a empresa Teltex, já notificada, continuou a instalar os totens. A Prefeitura destacou também que adotará providências para fazer cumprir a legislação municipal vigente.
A reportagem ainda não obteve o posicionamento da empresa Teltex Tecnologia, mas deixa o espaço aberto para manifestação.
O que disse o governo do estado
Em nota encaminhada à imprensa, o governo do estado lamentou a retirada dos totens, usados para reforçar a segurança pública na capital. A gestão estadual disse ainda que chegou a apresentar o plano de instalação, mas não obteve retorno do executivo municipal.
“Informa que, desde agosto do ano em curso, apresentou o plano de instalação à municipalidade, dando conhecimento inclusive dos locais de fixação. Desde então não recebeu nenhum retorno, apesar da urgência e da importância da nova tecnologia para a tranquilidade da população. Repele, desde já, a insinuação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, de suspeição sobre o uso da energia pelo referido sistema de videomonitoramento, quando a empresa Teltex Tecnologia, habilitada pelo Estado para instalação, possui contrato de fornecimento pela Equatorial.”, diz o a nota.
Instalação dos totens – O novo sistema de videomonitoramento da SSP começou a operar nessa segunda-feira (7) em Maceió. A instalação das duas ferramentas tecnológicas deve ajudar a reduzir a criminalidade. São cerca de 150 câmeras em diversos bairros das partes alta e baixa de Maceió.
Cada ponto de monitoramento conta com três ou quatro câmeras que, juntas, possibilitam uma cobertura de 360 graus durante 24 horas por dia e sete dias por semana. Dos totens, que possuem o sistema de comunicação de alertas e câmeras de monitoramento e leitura de placas, dois tinham iniciado o funcionamento: no Marco dos Corais, na Ponta Verde, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. A orla da capital também deve contar com uma terceira estrutura na região da Praça Multieventos, na Pajuçara.
Os outros sete ficarão instalados nas proximidades do Maceió Shopping, em Mangabeiras; do Shopping Pátio Maceió, no Cidade Universitária; do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas; do Calçadão do Comércio, no Centro; da Escola Sesi, no Benedito Bentes; e das feirinhas do Tabuleiro do Martins e do Jacintinho.
Fonte: TNH1
Deixe um comentário